Questão
Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS
2018
2ª Fase
COMPOSICA-VIDRO-vidro93b8679d2d
COMPOSIÇÃO DO VIDRO 

O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais, muito presente em nossa civilização e pode ser moldado de qualquer maneira: nos para-brisas e janelas dos automóveis, lâmpadas, garrafas, lentes etc. Existem muitos tipos de vidros que, apesar de partirem da mesma base, possuem composições diferentes, de acordo com a finalidade a que se destinam. No entanto, a composição básica do vidro é areia, calcário, barrilha e alumina. A figura a seguir mostra a composição do vidro com caco.



Considerando os componentes básicos do vidro com caco, pode-se afirmar que o
A
carbonato de sódio, principal constituinte da barrilha, é um composto iônico, que, ao ser dissolvido em água, gera uma solução de caráter básico devido à hidrólise do íon carbonato.
B
calcário, formado principalmente por carbonato de cálcio, é um composto covalente, em que o íon carbonato possui quatro estruturas de ressonância de mesma energia.
C
óxido de alumínio (Al₂O₃) ou alumina é um composto iônico, que, ao reagir com água, forma o hidróxido de alumínio, elevando o pH da água.
D
dióxido de silício, principal componente da areia, de fórmula SiO₂, é um sólido molecular de alto ponto de fusão e ebulição, que apresenta geometria linear, sendo, portanto, uma molécula apolar.
E
vidro é considerado uma substância pura de fórmula molecular [(Na₂O)x (CaCO₃)y (SiO₂)z] e não cristalino, porque a sua temperatura de resfriamento está abaixo do momento em que suas partículas começam a organizar-se para realizar o processo de cristalização.