Questão
Universidade de Taubaté - UNITAU
2021
1ª Fase
Cacique-aldeia-Tekoa225245a276d
Cacique da aldeia Tekoa Takuaty, Juliana Kerexu tenta manter a tradição do povo Mbya-Guarani através do cultivo do milho Avaxi Ete. “Está vendo este milho Avaxi Ete? Enquanto a semente dele existir, o povo Mbya-Guarani vai existir”. Foi este o ensinamento que a avó de Juliana Kerexu passou para ela, ainda moça. A aldeia busca manter a tradição do povo Mbya-Guarani através do cultivo do milho Avaxi Ete. Essa é uma conexão da ancestralidade com a vivência do presente e a construção de um futuro. 

Disponível em https://brasil.un.org/pt-br/96092- mulheres-indigenas-mantem-tradicoes-com-plantio-demilho-avaxi-ete. Acesso em: 16 out. de 2020.

O texto acima evidencia a importância dos usos socioculturais da terra para a manutenção da diversidade étnica e cultural e a reprodução física e cultural dos povos indígenas. Sobre o direito dos povos indígenas na Constituição Federal do Brasil de 1988, podemos afirmar que:

I. Retomou a noção dos chamados “direitos originários”, que desde a época colonial estabeleciam a prerrogativa da posse das terras tradicionalmente habitadas pelos índios.

II. Estabeleceu o “Direito à Diferença”, isto é, o direito dos indígenas de permanecerem como tais, indefinidamente. GEOGRAFIA 

III. Criou a obrigatoriedade da utilização das línguas e processos próprios de aprendizagem no ensino básico, por meio da educação básica tradicional.

IV. Incorporou a ideia de assimilação dos indígenas, conceito que entendia que os índios eram uma categoria social transitória, fadada ao desaparecimento. 

Está CORRETO o que se afirma em
A
I, apenas.
B
I e II, apenas.
C
II, III e IV, apenas.
D
III e IV, apenas.
E
II, apenas.