Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2004
1ª Fase
Candido-Portinari8192cf889b

Candido Portinari, Retirantes, 1944. 

"Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o  dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante  na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem  dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala." 

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 1938. 

A partir das obras de Cândido Portinari e Graciliano Ramos, que figuram acima, é correto afirmar  que 
A
o texto de Graciliano Ramos, diferentemente da pintura de Portinari, retrata o mero pitoresco regional,  destacando as situações folclóricas particulares da região nordeste, a qual, castigada pela seca, estimulava as migrações, na República Velha. 
B
ambas foram produzidas durante o Estado Novo e refletem acerca do problema social presente no nordeste brasileiro, denotando um realismo, tanto na linguagem visual quanto no texto literário. 
C
o problema explorado em ambas as obras relaciona-se à figura do retirante e denuncia a situação desses proletários urbanos, que, em virtude da exploração capitalista, na República Velha, sofriam com o desemprego em massa.
D
o problema dos retirantes não está ligado somente à opressão dos latifundiários em relação aos lavradores, mas também ao fato de ser uma ação individualizada, não acarretando perdas demográficas e político-econômicas expressivas.
E
tanto na escrita de Graciliano quanto no traço artístico de Portinari, é possível entrever a "secura" que emana do ambiente da caatinga, apesar do processo de desenvolvimento econômico e de democratização já instaurados no país, à época. 
F
I.R.