Questão
Universidade Federal de Viçosa - UFV
2017
Fase Única
Cariotipo-e134c2b9881f
Cariótipo é a determinação do número e do tipo de cromossomos de uma espécie. A partir do cariótipo obtêm-se informações importantes, sobre a origem e a evolução dos cromossomos, bem como a presença de anomalias cromossômicas (cromossomos extras, ausentes ou ainda quebras cromossômicas). Os procedimentos para a obtenção do cariótipo humano e a representação do mesmo estão demonstrados nas figuras A e B, respectivamente:

Figura A. Procedimentos para obtenção do cariótipo humano. A colchicina utilizada é uma substância que interrompe a divisão celular.

Fonte: Biologia: Volume único. 3ª edição. Armênio Uzunian e Ernesto Birner. São Paulo:Editora Harbra. 2008. p. 144.

Figura B. Imagem de um cariótipo humano

Fonte: Biologia: unidade e diversidade da vida. Volume 3. Cecie starr et al. São Paulo: editora Cengage Learning, 2012. p. 42.

Com base em conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA:
A
O indivíduo analisado é do sexo masculino e portador de uma anomalia cromossômica, de acordo com o que se pode concluir pelo cariótipo da Figura B.
B
As células vermelhas ou hemácias não são utilizadas na obtenção do cariótipo humano porque são anucleadas, mas as hemácias de aves poderiam ser utilizadas para análise desses animais.
C
As células brancas ou linfócitos, citadas na Figura A, são células diploides, ou seja, células 2n que contêm 23 pares de cromossomos.
D
Os cromossomos são observados duplicados porque a colchicina interrompeu a divisão mitótica das células brancas, impedindo assim a separação dos mesmos.