A Cavalhada é um folguedo popular e é originária da Europa. Segundo página da Biblioteca Virtual do Estado de São Paulo, trata-se de um folguedo popular, ou seja: uma representação com personagens e figurino de um evento. Não se trata de uma manifestação cultural voltada à prática musical, mas sim ao conjunto de música e encenação. No caso da Cavalhada de São Luís do Paraitinga, toda a cidade se envolve na confecção dos figurinos, objetos e organização do evento, que retrata da grande batalha de Carlos Magno contra os Mouros, episódio no qual Magno consegue vencer e expulsar os mouros de parte da Península Ibérica.
Na pequena cidade do interior paulista, os participantes são divididos em 2 grupos com 12 cavaleiros em cada. Os que vestem uniformes azuis, representam os cristãos. Os de vermelho, os mouros. Todos estão “armados” com espadas, garruchas e lanças. Como de tradição, ao final do evento os mouros perdem a batalha e são convertidos à fé cristã. Na cidade de São Luís do Paraitinga, o evento termina com competições equestres e fogos de artificio.
(Disponível em <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5853541/mod_resource/content/1/Folclore%20Paulista_01.pdf> Acesso em 26 set.2023)
A descrição da Cavalhada apresentada no texto demonstra a