
Charge de Angeli (http://administracaonoblog.blogspot.com/2016/04/). Adaptada.
A judicialização da política é um fenômeno social em que os tribunais, e o processo judicial de maneira mais geral, se tornam uma arena e uma forma para decisão de disputas políticas. Cada vez mais partidos políticos, governos e movimentos sociais recorrem ao sistema judicial para avançar seus interesses e agendas. Por isso, é difícil entender a política brasileira na atualidade sem acompanhar as decisões de ministros e ministras do Supremo Tribunal Federal, ou o posicionamento do Ministério Público em casos de corrupção, por exemplo.
Adaptado de Adaptado de https://pp.nexojornal.com.br/pergunte-a-umpesquisador/2020/11/16.
Sobre a tendência de judicialização da política no Brasil, analise as afirmações a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Atores do Poder Judiciário tornaram-se protagonistas da política, valendo-se de ações judiciais para pressionar por reformas ou mudanças institucionais.
( ) Questões políticas, que eram resolvidas no âmbito do processo político, passaram a ser formuladas como questões de direito, a serem resolvidas pelo sistema judiciário.
( ) Partidos, instituições e grupos sociais derrotados no processo majoritário, levam suas pautas aos tribunais como estratégia para criar uma nova rodada de disputa por meio da contestação judicial.
As afirmações são, na ordem apresentada, respectivamente