
Charge e mapa fazendo referências aos conflitos entre israelenses e palestinos nos territórios da Faixa de Gaza. Fonte: charge: http://geografiamb2.wordpress.com/2009/09/22/livro-israel-palestina-verdades-sobre-um-conflito-alain-gresh/ Acesso: 20.08.2014, 09:25h.
Fonte – mapa: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/745581-bloqueio-na-faixa-de-gaza-e-motivo-de-mais-conflito-na-regiao.shtml Acesso: 20.08.2014, 09:30h.
Veja as imagens acima. Abaixo, trecho de um texto escrito pelo historiador britânico Eric Hobsbawm (1917-2012) em 2008, após Israel ter feito mais uma investida por terra sobre a Faixa de Gaza, matando milhares de palestinos:
“Já faz três semanas que a barbárie está exposta à opinião pública universal, que assistiu, julgou e, com poucas exceções, rejeitou o uso do terror militar de Israel contra um milhão e meio de habitantes cercados, desde 2006, na Faixa de Gaza. Nunca as justificativas pela invasão foram mais patentemente refutadas pela combinação de câmeras e números; ou a novilíngua dos 'alvos militares' pelas imagens de crianças cheias de sangue e escolas queimando. Treze mortos de um lado, 1.360 do outro: não é difícil calcular qual lado é a vítima. Não há muito mais a dizer sobre a operação terrorista de Israel em Gaza. Exceto para aqueles de nós que são judeus. Em uma longa e insegura história como um povo em diáspora, nossa reação natural aos eventos públicos incluem inevitavelmente a pergunta: 'isso é bom ou ruim para os judeus?'. Neste caso, a resposta é inequivocadamente: 'Ruim para os judeus'...”.
Baseando-se nas imagens e no texto de Hobsbawm, assinale a alternativa CORRETA.