Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2011
2ª Fase
Chocolate-Ele-nasceu9669b8c3c7
Chocolate: Ele nasceu como a bebida dos deuses maias. Virou moeda para os atletas e se tornou barra no século 19, na Europa. Alimentou o exército americano na Segunda Guerra e a ciência descobriu suas capacidades antidepressivas. Nos últimos 3.500 anos, o alimento feito à base de cacau já passou por quase todo tipo de forma, cor e sabor – bombom, oval, branco, amargo. É tanta polivalência que até uma versão inalável surgiu no ano passado.

Revista Galileu, maio de 2010, n° 226, Editora Globo, p. 20.

Sobre o fragmento de texto acima, NÃO se pode afirmar que
A
Chocolate deve ser retomado diante de virou, tornou, alimentou e após inalável (de forma gramaticalmente apropriada), para que as passagens possam ser compreendidas adequadamente.
B
a expressão tornou barra no século 19 permite inferir que, antes desta época, o chocolate ainda não existia sob a forma de barras.  
C
a passagem nos últimos 3.500 anos permite deduzir que a existência do chocolate é superior à quantidade de anos referida, o que é confirmado pela flexão verbal passou. 
D
a sequência todo tipo de forma permite compreender que o chocolate já foi moldado de todos os modos e o elemento quase não afeta esta compreensão.
E
até é um recurso linguístico que conduz à compreensão de que a versão inalável do chocolate é a maior demonstração da sua polivalência.