O Círculo de Fogo, também conhecido como Anel de Fogo do Pacífico, é uma zona de elevada instabilidade geológica, sendo responsável por cerca de 90% de todos os abalos sísmicos que ocorrem no planeta e pelo surgimento de 50% de todos os vulcões presentes na Terra. Contudo, graças aos avanços científicos e tecnológicos desenvolvidos a partir dos estudos sobre essa questão, hoje é possível mapear e elencar as zonas de maior risco para a ocorrência desses eventos naturais e, consequentemente, se precaver de grandes catástrofes ambientais.
Com base nos conteúdos apresentados no enunciado acima e em seus conhecimentos geográficos, assinale com Verdadeiro (V) ou Falso (F) as sentenças a seguir.
( ) As atividades geológicas desse cinturão tendem a atingir a parte mais populosa da Terra, a Ásia. Um exemplo, é o Tsunami que ocorreu em 2011 no Japão e provocou o acidente na Usina Nuclear de Fukushima, causando a morte de milhares de pessoas.
( ) Enquanto ocorre movimento divergente em uma extremidade da placa tectônica, automaticamente, ocorre movimento convergente na outra, podendo proporcionar a ocorrência de terremotos, maremotos, tsunamis e/ou surgimento de vulcões.
( ) Constituído por cadeias montanhosas e arcos de ilhas vulcânicas, também é formado por fossas geológicas que são encontradas no fundo dos oceanos, onde são registrados alguns dos pontos mais profundos da crosta terrestre, como a Fossa das Marianas com aproximadamente 11 mil metros de profundidade.
( ) Com mais de 40 mil quilômetros de extensão ao longo do maior oceano do mundo, o Oceano Índico, se situa a oeste do Continente Americano e a leste da Ásia e Oceania, tendo pelo menos 450 vulcões ativos ou temporariamente adormecidos ao longo das áreas costeiras.
Assinale a alternativa que corresponde a ordem correta de cima para baixo: