Questão
Simulado UNESP
2023
1ª Fase
Codigo-Napoleonico-tem690c9a9a03
O Código Napoleônico tem suas originalidades, suas filigranas. Ao mesmo tempo em que, de modo geral, exprime a busca iluminista por um universalismo racionalista, ele sepulta silenciosamente algumas leis individualistas e democráticas da Revolução. Bonaparte substituiu "liberdade, igualdade, fraternidade" por "propriedade, igualdade e liberdade".

ENGLUND, Steven. Napoleão: uma biografia política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. p. 213. Adaptado. 

O Código Civil de 1804, posteriormente conhecido como Código Napoleônico, expressa
A
a retomada da autoridade dos membros do clero, a partir do reconhecimento do catolicismo como a religião oficial do Estado francês. 
B
a manutenção de valores ligados à burguesia, como a igualdade perante a lei e a proteção do direito à propriedade privada.
C
o reconhecimento de demandas da classe trabalhadora, incluindo o direito de greve e a igualdade de tratamento entre patrões e empregados. 
D
o estabelecimento da igualdade jurídica entre homens e mulheres, considerados elementos constituintes da família pelo Estado.
E
a continuidade de aspectos apregoados pela Revolução Francesa, tais como a abolição da servidão na França e da escravidão nas colônias do país.