Questão
Universidade Estadual de Goiás - UEG
2009
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Com-descredito7403297a08
“Com o descrédito das instituições imperiais, a proclamação da República parecia ser uma questão de tempo. A abolição havia criado um descontentamento entre os grandes proprietários escravistas, que antes eram o principal apoio da monarquia. Alguns até chegaram a converter-se ao republicanismo. O Império perdia suas bases”.

PEDRO, Antonio. História da civilização ocidental: ensino médio. 2. ed. São Paulo: FTD, 2005. p. 361.

A propósito do processo de instauração da República brasileira em 1889, observa-se que
A
as propostas dos republicanos, organizadas e sistematizadas no Manifesto Republicano de 1870, defendiam que o Brasil deveria se tornar uma República Federativa e que o ensino passasse a ser laico.
B
a disputa entre os partidos Liberal e Conservador provocou uma crise entre os setores governistas do Império, pois os Conservadores eram defensores da Monarquia, enquanto os Liberais defendiam os ideais republicanos.
C
os intelectuais abolicionistas apoiaram o movimento republicano, como Joaquim Nabuco e José do Patrocínio, líderes abolicionistas que tiveram papel destacado na Proclamação da República.
D
a Guerra do Paraguai e a Lei Áurea contribuíram para o fortalecimento do Exército enquanto instituição nacional de caráter popular, possibilitando que os ideais republicanos fossem assimilados pela população brasileira do período.