I. A característica mais importante usada para separar os animais em filos distintos é a sua distribuição no ambiente.
II. Os crustáceos são animais que vivem exclusivamente em ambientes aquáticos, sejam marinhos ou de água doce.
III. O plâncton marinho é constituído por seres que nadam ativamente e migram das águas frias em busca de águas mais quentes e calmas.
IV. No cavalo-marinho, encontram-se quatro cavidades cardíacas (dois átrios e dois ventrículos) e no peixe-boi, apenas duas (um átrio e um ventrículo).
V. Bivalves, poliquetas e cracas são moluscos que retiram da água partículas alimentares em suspensão.
VI. Os equinodermos, os poríferos e os cnidários são animais protostômios; já os nematódeos, os moluscos e os artrópodes são deuterostômios.
Identifique as proposições que foram reescritas corretamente pelos alunos.
01. Proposição II: os crustáceos são animais que vivem exclusivamente em ambientes aquáticos marinhos.
02. Proposição I: a característica mais importante usada para separar os animais em filos distintos é o seu tipo de reprodução.
04. Proposição I: a característica mais importante usada para separar os animais em filos distintos é a sua alimentação.
08. Proposição VI: os equinodermos, os poríferos e os cnidários são animais deuterostômios; já os nematódeos, os moluscos e os artrópodes são protostômios.
16. Proposição IV: no cavalo-marinho e no peixe-boi, por serem mamíferos, encontram-se quatro cavidades cardíacas (dois átrios e dois ventrículos).
32. Proposição V: bivalves, poliquetas e cracas retiram da água partículas alimentares em suspensão, porém os bivalves são moluscos, os poliquetas são anelídeos e as cracas são crustáceos.
64. Proposição III: o plâncton marinho é constituído por seres que se deslocam passivamente na água, arrastados pelas ondas e correntes marinhas.