Com origem no aparelho golgiense, os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes. Isso porque caso as enzimas digestivas responsáveis pelo processo ficassem dispersas pelo citoplasma da célula, as organelas e estruturas celulares seriam os primeiros a serem digeridos. Sobre essas organelas, foram feitas algumas afirmações:
I. Além da digestão intracelular feita através da ingestão de partículas do meio externo, os lisossomos também atuam ativamente nos processos de autofagia e autólise.
II. No processo de heterofagia, a membrana plasmática engloba uma partícula do meio externo e forma uma vesícula em seu interior, chamada fagossomo, que irá se fundir ao lisossomo e digerir a partícula em seu interior.
III. A autólise é o processo responsável por renovar uma organela velha ou danificada dentro da célula ou, na falta de nutrientes, a célula pode digerir seus componentes internos como uma solução temporária para obtenção de energia.
IV. A autofagia é uma forma de fazer a manutenção e equilibrar o organismo, mas também ocorre em situações de lesão no DNA, como a radiação, por exemplo.
V. O processo de morte celular programada consiste em uma autodestruição celular, no qual a membrana do lisossomo rompe-se e libera as enzimas digestivas no citoplasma. Uma situação em que isso ocorre é a regressão da cauda dos girinos durante a metamorfose.
Estão certas as afirmações