Com as sucessivas crises econômicas ocorridas na década de 1990, que atingiram principalmente as economias emergentes, tornou-se necessária a criação de um novo fórum para discutir, dentre outras questões, formas de regulação do sistema financeiro internacional. Assim, em 1999, foi criado o G-20. Sobre essa organização, analise as afirmações a seguir.
I. A criação do G-20 é o reconhecimento da crescente importância econômica dos países emergentes e também a aceitação de que eles não tinham a devida participação nas discussões sobre os destinos da economia mundial contemporânea.
II. Diante da crise financeira e econômica mundial de 2008/2009, dirigentes dos países do G-20 defenderam a desregulamentação financeira, incentivando a criação de novos paraísos fiscais em países emergentes.
III. O G-20 tem se destacado na defesa da renovação da matriz energética das principais potências mundiais. Dentre as exigências aprovadas, está a obrigatoriedade de utilização de mais de 50% de energias renováveis até 2020 nesses países.
IV. Recentemente o G-20 reconheceu a necessidade de reformas no Fundo Monetário Internacional (FMI) e no Banco Mundial, que devem agir de forma mais adequada à realidade econômica mundial contemporânea.
É correto o que se afirma SOMENTE em