Com o surgimento das teorias raciais no início do século XIX, impulsionado pelo desenvolvimento científico a partir dos séculos XVIII, novas terminologias foram criadas para se referir às diferenças físicas entre brancos, negros, orientais e índios, dentro de critérios de superioridade e inferioridade racial. Uma das premissas fundamentais destas teorias raciais era a existência de raças humanas distintas que possuíam capacidades e habilidades inatas em campos de conhecimento diversos. Em Preconceito Racial: Modos, Temas e Tempos (2007), Antonio Sérgio Alfredo Guimarães afirma que com a chegada do século XIX, muitas das apropriações vindas da ciência biológica passaram também a priorizar a hereditariedade e as diferenças genéticas entre os seres humanos. Tendo em vista o surgimento das teorias raciais na explicação da diversidade humana, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2022
2ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Com-surgimento-teorias12792e4d633
A
Algumas teorias raciais justificavam as diferenças entre os povos com os efeitos do clima e aspectos da geografia local.
B
Algumas teorias raciais apontaram a relação entre degenerescência física e mental dos negros e a predisposição ao crime.
C
As teorias raciais não foram elaboradas para justificar a dominação política, cultural e econômica dos povos e não continham critérios de hierarquização entre os povos.
D
As teorias raciais explicavam as causas que determinavam as variações no desenvolvimento econômico, cultural e político de diferentes nações e povos na terra.
E
As teorias raciais apontavam que os povos e nações possuíam diferentes capacidades e habilidades em termos morais, psicológicos e cognitivos.