Questão
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
2019
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Como-tempo-que-Imperio1450ee4c5b1
“Como, ao tempo em que o Império se enfraquecia, a Religião Cristã se afirmava, os Cristãos exprobavam aquela decadência aos pagãos, e estes pediam contas dela à Religião Cristã.

Diziam os Cristãos que Diocleciano perdera o Império associando-se a três colegas, porque cada Imperador queria fazer despesas tão grandes e manter exércitos tão fortes como se ele fosse único. Que, por isso, não sendo proporcional o número dos que davam ao número dos que recebiam, os encargos se tornaram tão grandes que os agricultores abandonaram as terras e elas viraram florestas” 

(Montesquieu, Charles de Secondat, Baron de, 1689-1755 – Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e da sua decadência/Montesquieu; introdução, tradução e notas de Pedro Vieira Mota. – São Paulo : Saraiva, 1997 – Páginas 304 e 305) 

A partir do texto ao lado, pode-se entender que a crise do Império Romano decorreu, dentre outros fatores: 
A
Da entrada dos chamados “povos bárbaros”, que intensificaram trocas comerciais na parte ocidental, levando à desestruturação da vida rural. 
B
Da ascensão do cristianismo, religião que negava a divindade do Imperador, e dos altos custos militares, levando à inevitável oneração dos tributos sobre os agricultores. 
C
Da expansão territorial constante, o que levou à substituição de camponeses livres por escravos, causando forte êxodo rural. 
D
Das trocas culturais com outros povos, o que levou a críticas internas ao poder central, já que permitiu a penetração de ideais republicanos trazidos pelos “povos bárbaros”.