Questão
Centro Universitário FG - Faculdade Guanambi - UNIFG
2018
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Conceituar-que-e89ccdb646d
Conceituar o que é o fascismo não é tarefa fácil, pois são poucos os “pensadores fascistas”, ou “filósofos do fascismo”. A palavra fascismo tem suas origens no termo latino fasci (feixe), e, na Roma antiga, representava um símbolo e um princípio de autoridade. O feixe da varas paralelas, entrecortadas por um machado, era, assim, o símbolo da autoridade dos magistrados romanos. O movimento fascista, surgido inicialmente na Itália, no período entreguerras, vai se valer dessa simbologia. (FARIA ET AL. 2001. p. 121).


Sobre fascismo, é correto afirmar que ele defende
A
o individualismo, acreditando que a nação deve ser subordinada aos interesses pessoais e defender os direitos individuais, elementos fundamentais para o progresso da nação.
B
a democracia, como a única forma de governo capaz de salvaguardar os interesses reais da pátria, através da escolha dos governantes pelo povo, o único com condições de escolher os melhores, os mais aptos e os mais capazes.
C
o marxismo, que, através da luta de classes, fortalece e une a sociedade, ao estabelecer que apenas os mais fortes e os mais aptos teriam condição de administrar a nação.
D
o expansionismo, que é visto como uma necessidade básica para os povos “vigorosos e dotados de vontade” progredirem e que é obtido através da conquista do “espaço vital”.
E
o pluripartidarismo, que preserva a unidade da nação e é um reflexo da “vontade coletiva”, ao se buscar um governo de consenso na qual as melhores propostas dos diversos grupos sociais prevalecem.