Questão
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
2025
2ª Fase
Congada-Rio-Janeiro161146943d6
Discursiva

Congada, Rio de Janeiro, 1865. Fotografia de Arsênio da Silva.

Congada − ou congado, congo, baile de congo, ticumbi, reisado, para citar alguns dos nomes que recebe nas diversas regiões do Brasil em que se manifesta – é uma atividade artística, religiosa e política de matriz bantu. Em geral, é praticada por comunidades remanescentes de quilombos, exibindo tramas complexas dramatizadas por reis, rainhas, secretários, mestres, guerreiros, que entrelaçam episódios míticos e políticos, do tempo passado e contemporâneo. Faz parte da devoção das irmandades afro-brasileiras a santos católicos, tais como Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, aos quais são dedicados cantos, danças e ritmos de tambores. A congada é reconhecida como um importante meio de desenvolvimento das tradições afrodiaspóricas no Brasil.

Adaptado de enciclopedia.itaucultural.org.br.

As congadas integram as manifestações culturais brasileiras, como exposto no texto e na fotografia, sendo relacionadas às heranças da colonização portuguesa na América.

No contexto da formação étnico-racial brasileira, indique um fator responsável para a existência das congadas. Cite, ainda, duas outras tradições africanas presentes no Brasil, na atualidade.