Conhecidos como “Anos Dourados”, a década de 1950 foi marcada por grandes avanços culturais, comportamentais, científicos e tecnológicos. Não constitui-se características sócio-culturais deste período:
Questão
Universidade Regional do Cariri - URCA
2012
Fase Única
Conhecidos-como-Anos24afda3d06
A
Consolidação da chamada sociedade urbano-industrial, sustentada por uma política desenvolvimentista que se aprofundava ao longo da década de 50 e com ela um novo estilo de vida, difundido, principalmente, pelas revistas e cinema.
B
A onda de otimismo e de esperança no pós-guerra provocaram profundas alterações na vida da população em todo o mundo, sobretudo nos setores médios urbanos. No Brasil, este otimismo se reflete na possibilidade de repensar os movimentos culturais nas diferentes áreas: cinema, teatro, música, literatura e
artes plásticas.
C
Embora o rádio e o cinema continuassem a ser os principais veículos de comunicação popular, a introdução da TV causou, ao longo da década, um forte impacto no comportamento brasileiro ao levar para dentro de suas casas, novelas, estórias, noticiários, filmes e teatro ao vivo.
D
Atuação efetiva do Centro Popular de Cultura da UNE no meio artístico, propondo-se a construir uma “cultura nacional, popular e democrática”, por meio da conscientização das classes populares.
E
Na música popular brasileira, a principal renovação veio através da Bossa Nova, estilo musical que incorporava à canção brasileira manifestações da música estrangeira como, o jazz.