Questão
Universidade Estadual do Ceará - UECE
2024
2ª Fase
Consideramos-ate-aqui1368b471989
“Consideramos até aqui a alienação, a espoliação do operário, só sob um único aspecto: o de sua relação com os produtos de seu trabalho. Ora, a alienação não aparece somente no resultado, mas também no ato da produção, no interior da própria atividade produtora. Como o operário não seria estranho ao produto de sua atividade se, no próprio ato da produção, não se tornasse estranho a si mesmo? Com efeito, o produto é só o resumo da atividade da produção. Se o produto do trabalho é espoliação em ato, a própria produção deve ser espoliação
em ato, espoliação da atividade, da atividade que espolia. A alienação do objeto do trabalho é só o resumo da alienação, da espoliação, na própria atividade do trabalho.” (MARX, 1983)

(MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1983.)

Considerando o trabalho alienado, na perspectiva de Karl Marx, assinale a proposição verdadeira.
A
O produto do trabalho é alienado do operário, pois este produz um bem que não é seu, e este operário no trabalho não pertence a si mesmo, mas a outro.
B
O trabalho alienado é exterior ao operário e isto significa que o operário é detentor dos meios que produzem o bem que ele aliena ao empregador.
C
A espoliação ocorre apenas quando o operário é forçado a trabalhar e não transforma sua atividade em um meio de satisfazer as suas necessidades.
D
A alienação do operário não nega a espoliação no capitalismo, mas afirma o operário como agente que se realiza no processo de produção e no trabalho.