Considerando a casa representada na figura e sabendo que as janelas dos dormitórios se localizarão na face frontal, para garantir maior salubridade durante o inverno, a construção
A
deverá estar localizada no Hemisfério Norte, próximo do Trópico de Câncer, com a face referida voltada para o ponto cardeal Oeste, favorecendo a incidência dos raios ultravioleta, pela manhã, sobre os dormitórios.
B
deverá estar localizada no Hemisfério Sul, próximo do Trópico de Capricórnio, com a face referida voltada para o ponto cardeal Norte, a fim de receber maior incidência de luz solar, parcela de energia que chega à Terra pelo processo de irradiação.
C
poderá estar localizada em qualquer dos Hemisférios, uma vez que o movimento aparente do Sol dá-se de Leste para Oeste, o que faz com que a luz, durante o dia, atravesse a mesma porção de atmosfera da Terra.
D
deverá estar localizada no Hemisfério Sul, próximo do Trópico de Câncer, com a orientação dos dormitórios para o ponto cardeal Norte, favorecendo a incidência, pela manhã, de raios infravermelhos.
E
estará adequada conforme o desenho, ratificando a ideia de que os dormitórios localizados na face norte são os melhores — independentemente do Hemisfério em que esteja localizada a construção - pois garantem maior incidência de luz solar.