Considerando os patógenos e os sintomas de doenças sexualmente transmissíveis (DST), assinale a alternativa correta.
Questão
Universidade Católica de Brasília - UCB
2018
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Considerando-patogenos15e2eba564
A
O cancro mole é uma DST causada pelo vírus Haemophilusvirus, transmitida exclusivamente por via sexual. Caracteriza-se por lesões nos órgãos genitais, com período de incubação no qual os sintomas não se manifestam, com duração de três a cinco dias, mas que pode persistir por até duas semanas.
B
O candiloma acuminado é uma DST causada pelo papilomavírus humano ou HPV, transmitido por via sexual ou adquirido da mãe durante a gestação. Caracteriza-se pelo aparecimento, nos órgão genitais, de lesões em forma de verrugas altas, que apresentam uma crista bem pronunciada.
C
A sífilis é uma DST causada pelo Lymphocryptovirus, um vírus envelopado com DNA de cadeia dupla, transmitido exclusivamente por via sexual ou da mãe para o feto durante a gestação. A doença apresenta três estágios distintos, separados por períodos latentes. Os estágios caracterizam-se por: 1o – aparecimento, nos órgãos genitais, de lesão pouco dolorosa e de consistência endurecida; 2o – presença de lesões escamosas na pele e nas mucosas, lesões nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, dores no corpo, febres, dores de cabeça e indisposição (segundo estágio); e 3o – efeta o sistema nervoso, causando problemas mentais, dificuldades de coordenação motora e cegueira.
D
A tricomoníase é uma DST causada pela bactéria Treponema pallidum. Na mulher, os sintomas são corrimento vaginal e ardor ao urinar. No homem, pode haver ardor e corrimento uretral, mas a doença permanece assintomática em muitos casos.
E
A gonorreia, ou blenorragia, é uma DST causada pelo Neisseriacryptovirus, um vírus envelopado com RNA de cadeia simples, transmitido exclusivamente por via sexual ou adquirido pelo recém-nascido no momento do parto. Os homens manifestam sintomas como ardor ao urinar e produção de uma secreção uretral de cor amarelada, poucos dias após a infecção. Nas mulheres, os sintomas são pouco evidentes, o que representa um risco de a infecção evoluir para uma inflamação pélvica, com comprometimento das tubas uterinas, que pode levar à esterilidade.