Questão
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ
2011
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Considere-seguintes114b6478e41
Considere as seguintes informações:

i) Equações de dissolução em água dos sais cloreto de sódio, cloreto de amônio, acetato de sódio, bicarbonato de sódio e acetato de amônio:



ii) Ácido acético (HC₂H₃O₂), ácido carbônico (H₂CO₃) e hidróxido de amônio (NH₄OH) são eletrólitos muito fracos. A constante de ionização do HC₂H₃O₂ e a constante de ionização do NH₄OH são praticamente iguais.

iii) Ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de sódio (NaOH) são eletrólitos muito fortes.

iv) A água é um eletrólito muito fraco cuja ionização pode ser representada de maneira simplificada por:



Sobre o que ocorre com o valor do pH do meio, quando a uma água pura, com pH = 7, se dissolvem os sais acima, é incorreto afirmar que:
A
o pH da solução aquosa diluída de cloreto de sódio é neutro, pois íons Na⁺ e Cl⁻ não reagem com a água.
B
o pH da solução aquosa de acetato de sódio é ácido, pois íons Na⁺ não reagem com a água; já os íons acetato capturam OH⁻ da água disponibilizando íons H+ para o meio.
C
o pH da solução aquosa de cloreto de amônio é ácido, pois os íons Cl⁻ não reagem com a água; já os íons amônio tendem a se associar com os íons OH⁻ da água e liberam íons H+ para o meio.
D
o pH da solução aquosa de acetato de amônio é próximo do neutro, pois ambos os íons reagem com a água, e as concentrações de H⁺ e OH⁻ do meio são bem próximas.
E
o pH da solução aquosa de bicarbonato de sódio é básico, pois íons Na+ não reagem com a água; já os íons bicarbonato se associam com o H⁺ da água e liberam íons OH⁻ para o meio.