Considere as seguintes informações:
i) Nitrato de prata é um sal sólido, branco que possui solubilidade, a 25 °C, de aproximadamente 234 g em 100 g de água; tem fórmula AgNO₃ e massa molar 170 g mol⁻¹.
Cloreto de cálcio é um sal sólido, branco que possui solubilidade, a 25 °C, de aproximadamente 75 g em 100 g de água; tem fórmula CaCl₂ e massa molar 111 g mol⁻¹.
Cloreto de prata é um sal sólido, branco que possui
= 10⁻¹⁰, a 25 °C.

Nitrato de cálcio é um sal sólido, branco que possui solubilidade a temperatura ambiente, de aproximadamente 130 g em 100 g de água.
ii) Em laboratório, foram preparadas duas soluções a 25 °C: a primeira solução, dissolvendo por completo 34 g de nitrato de prata em água e o volume levado a 100 mL e a segunda solução dissolvendo por completo 15 g de cloreto de cálcio em água e o volume levado a 100 mL.
iii) A 50 mL da solução preparada de cloreto de cálcio foram adicionados 50 mL da solução preparada de nitrato de prata.
Pede-se:
a) Respeitando os símbolos e códigos da química e levando em conta que (aq) ao lado da fórmula indica composto dissolvido em água e que (s) ao lado da fórmula indica composto pouco solúvel em água (precipitado), escreva a equação simplificada sem os íons espectadores; ou seja, apenas com as espécies que reagem e o produto da reação.
b) Justifique através de cálculos, a massa (g) de cada reagente que efetivamente reage.
c) Quem é o reagente limitante?
d) Qual a concentração, em quantidade de matéria (mol L⁻¹), do produto da reação que é pouco solúvel em água?