Considere a tabela abaixo, sobre o número de focos de queimadas detectados pelo satélite de referência AQUA no período 2020–2024, ao analisar os meses de janeiro a setembro.


Disponível em: <https://terrabrasilis.dpi.inpe.br/queimadas/situacao-atual/situacao_atual/>. Acesso em: 21 set. 2024.
Considere as afirmações abaixo, sobre as informações na tabela e os impactos do El Niño-Oscilação Sul (ENOS) nos Biomas brasileiros.
I - O Bioma Amazonas lidera o número de focos detectados pelo satélite de referência em todos os anos da série, com destaque para 2020, 2022 e 2024. A Amazônia possui o número de focos acima de 90.000 em 2023, quando também experimentou uma das piores secas de sua história, associado à ocorrência do fenômeno climático La Niña, desde abril e maio de 2023. Os efeitos da seca na Amazônia foram visíveis em grandes rios e dificultaram o deslocamento das populações ribeirinhas e o transporte de água e alimento.
II - A intensificação do desmatamento, a construção de represas e os processos de desertificação provocam mudanças nos regimes dos rios no Bioma do Cerrado. Outro problema relacionado é o número de focos de queimadas, que segue com valores acima de 64.000 em todos os anos analisados, para o Cerrado.
III - O Bioma Pantanal possui uma planície inundável com uma formação vegetal exuberante e uma relevante biodiversidade. Na estação chuvosa, os rios transbordam e inundam as áreas mais baixas e planas. No entanto, a evolução do número de focos de queimadas registradas mostra que o ano de 2024 possui 11.085 focos, o que corresponde a uma diferença de 1.834% em relação a 2023.
Quais estão corretas?