Considere os trechos I e II.
I -
“Segundo Márcia Sant’Anna, diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do IPHAN,‘o registro do samba de terreiro, do partido alto e do samba-enredo no Rio de Janeiro se inserenum projeto, de âmbito nacional, de reconhecimento e valorização das formas de samba queconstituem referências culturais fundamentais da população brasileira’. Esse trabalho teve iníciocom o registro do Samba de Roda do Recôncavo baiano, em 2004, e deverá abranger ainda osamba de coco nordestino, o tambor de crioula do Maranhão, o samba rural paulista e outrasformas tradicionais dessa forma de expressão tão brasileira.”
Brasil de todos os sambas. Notícia divulgada em 30/11/2006 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,consultada em:http://portal.iphan.gov.br/ portal/montarDetalheConteudo.do?id=13451&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia; Acesso em 01/08/2007.
II - “Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, [...] portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira [...]”.
Constituição da República Federativa do Brasil, 1998, artigo 216.
Desde a instituição oficial das políticas brasileiras de preservação do patrimônio, na década de 1930, até os recentes debates sobre a proteção de formas de expressão da cultura (o chamado patrimônio imaterial), o foco central das discussões tem sido a questão da memória e das identidades nacionais. Porém, nesses dois momentos históricos, as formas de apoio oficial a manifestações artístico-culturais, como o samba, refletem duas posturas distintas.
A partir dos trechos (I e II) e das informações acima, responda as questões.
A) A que grupos formadores da sociedade brasileira está associada a política do IPHAN, indicada na notícia?
B) Explique duas diferenças existentes entre as políticas oficiais do governo em relação ao samba, na década de 1930 e na atualidade.