Questão
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
2025
Fase Única
Considere-trechos228294fa1f1
Considere os trechos abaixo, retirados da obra A falência, de Júlia Lopes de Almeida, e a leitura integral da obra.

I.
— Minha senhora, eu sou da opinião de que a mulher nasceu para mãe de família. Crie os seus filhos, seja fiel ao seu marido, dirija bem a sua casa e terá cumprido a sua missão. Este foi sempre o meu juízo e não me dei mal com ele; não quis casar com mulher sabichona. É nas medíocres que se encontram as esposas.

II.
(...) tinha ascendência sobre a criadagem, que a tratava por dona. Mesmo entre os brancos a palavra da sua experiência era ouvida com acatamento. Ela era a mulher desembaraçada, a doceira dos grandes dias de festa, a única das engomadeiras capaz de satisfazer as impertinências do dono da casa; ninguém sabia como a (...) preparar um remédio, um suadouro, nem dar um escalda-pés sinapisado, nem tão bem escolher o peixe, preparar um pudim ou vestir uma criança.

III.
Aos doze anos conservava o seu ar estúpido e humilde; não conhecia uma letra, mas ensinava as criadas novas a varrerem a casa e a porem a mesa com perfeição. Como o Mário lhe bateu um dia com os arreios do seu cavalo de pau, Francisco Theodoro resolveu pô-la em um colégio, de pensionista, recomendando uma instrução prática, nada ornamental.

Assinale a alternativa correta acerca dos perfis femininos que compõem o enredo.
A
O fragmento I refere-se à resposta que Francisco Theodoro deu à Catarina, quando questionado a respeito de ser contra a emancipação feminina.
B
O fragmento II relaciona-se à influência que Nina exercia sobre os demais serviçais que trabalhavam para a família de Francisco Theodoro.
C
O fragmento III está diretamente relacionado à Catarina, ao modo como era vista dentro da família e à pequena participação que tinha nas tarefas domésticas.
D
Os fragmentos I e III representam o modo como Mila gerenciava o cotidiano da família de Francisco Theodoro, auxiliando- o a submeter as mulheres ao sistema patriarcal vigente.
E
Os fragmentos II e III refletem as atitudes de Noca frente às humilhações por que passava constantemente no seio do clã familiar de Francisco Theodoro.