“Consideremos um objeto fabricado, como, por exemplo, um livro ou um corta-papel; esse objeto foi fabricado por um artífice que se inspirou num conceito; tinha, como referências, o conceito de corta-papel assim como determinada técnica de produção, que faz parte do conceito e que, no fundo, é uma receita. Desse modo, o corta-papel é, simultaneamente, um objeto que é produzido de certa maneira e que, por outro lado, tem uma utilidade definida: seria impossível imaginarmos um homem que produzisse um corta-papel sem saber para que tal objeto serviria. Podemos assim afirmar que, no caso do corta-papel, a essência – ou seja, o conjunto das técnicas e das qualidades que permitem a sua produção e definição – precede a existência”.
SARTRE, Jean-Paul. “O existencialismo é um humanismo”. Antologia de textos filosóficos. Jairo Marçal (Org.). Curitiba: SEED, 2009.
Considerando o trecho acima e seus conhecimentos sobre as teses fundamentais do existencialismo sartreano, assinale a alternativa CORRETA: