Questão
Fundação Getúlio Vargas - FGV
2018
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Constituinte-instalada75cc54141e
A Constituinte, instalada em 15 de novembro de 1933, deveria servir para a construção de um novo pacto político que harmonizasse os interesses dos principais grupos em conflito e permitisse a emergência de um novo modelo de Estado.

FERREIRA, M. de M. e SARMENTO, C. E., “A República brasileira: pactos e rupturas”. In CASTRO GOMES, A. e outros (org.), A República no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Fundação Getúlio Vargas-CPDOC, 2002, p. 464.

A Constituinte de 1933

A

estabeleceu a ditadura do Estado Novo sob o controle de Getúlio Vargas, com o fortalecimento do Poder Executivo, a eliminação dos partidos políticos e a submissão do Poder Judiciário.

B
representou a ampliação da participação popular na vida política brasileira, com o estabelecimento do direito de voto a todos os brasileiros e brasileiras maiores de 18 anos, incluindo os analfabetos.
C
significou a mais avançada e progressista proposta legisladora da História do Brasil, responsável pelo estabelecimento de um pacto que apaziguou as tensões políticas do país por várias décadas.
D
ocorreu em um contexto de arrefecimento das contestações políticas e sociais no Brasil, o que possibilitou o fortalecimento do federalismo e a introdução do regime parlamentarista.
E
revelava o intuito de diminuir o poder das oligarquias regionais, com o estabelecimento da chamada bancada classista composta por representantes de sindicatos de empregados e empregadores.