Costuma-se, geralmente, associar a savana ao Continente Africano. Contudo, em outros continentes, encontram-se regiões com características semelhantes que, no Brasil, recebem o nome de cerrado.

O cerrado brasileiro caracteriza-se, principalmente, por dois tipos de vegetação: uma constituída por plantas de pequeno porte, de distribuição contínua; e outra, por vegetação arbórea, com densidade variável, que pode, até mesmo, apresentar algumas formações florestais denominadas cerradões.
Analise o gráfico abaixo, em que estão representadas as taxas de fotossíntese de duas espécies típicas do cerrado em função da luminosidade do ambiente:

1. A partir da análise dos dados contidos nesse gráfico e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede.
CITE a espécie pertencente ao cerradão e sua resposta.
Espécie:
justificativa:
2. No cerrado, as queimadas são frequentes na estação seca, afetando o tamanho das populações e a composição da vegetação. No entanto, após as queimadas, algumas espécies de plantas sobrevivem e a densidade absoluta delas – número de indivíduos por área – aumenta rapidamente.
CITE duas características adaptativas que propiciam o aumento na densidade absoluta dessas plantas após as queimadas.
Característica 1:
Característica 2:
3. Uma prática comum na agricultura de subsistência é o uso do fogo para limpeza da área a ser cultivada. Apesar de se enumerarem vários aspectos negativos relacionados a essa prática, observa-se, em geral, como resultado, um aumento na produtividade da área queimada.
Explique por que isso acontece.