
Dadas as três posições da cadeira “Vermelha e Azul” de Gerrit Rietveld* (A, B e C) o candidato deverá desenhá-la numa posição diferente das oferecidas, localizando-a num espaço de interior arquitetônico com aberturas (janelas, portas, vidros, etc) que permitam a visão do exterior.
O conjunto resultante deverá ser desenhado à mão livre, em perspectiva, a partir de um ponto de vista e banhado com uma fonte de luz.
Técnica: lápis de cor.
*Cadeira Vermelha e Azul: 1917-18.
“Este design de Gerrit Rietveld tornou-se um símbolo do movimento de stijl e constitui um exemplo importante da construção e do design de cadeiras do início do modernismo, que racionalizava o ato de sentar e reduzia a cadeira a formas planas básicas. A construção, composta de quinze suportes de faia e duas tábuas de madeira compensada, mostra o interesse de Rietveld pelo processo de produção em massa. As linhas, as formas e as cores lembram a obra do artista Piet Mondrian (1872-1944).
GERRIT TOMAS RIETVELD (1888 - 1964) nasceu em Utrecht , Holanda. Trabalhou na carpintaria com o pai desde os 11 anos. A obra de Rietveld expressa a clareza no uso da geometria e das cores na criação de composições tridimensionais em linhas muito simples, participando assim da construção do design moderno em contraponto aos estilos rebuscados do início do século passado. Na arquitetura seu projeto mais conhecido é a Casa Schroder, 1924.” (TAMBINI, M. O design do Século. São Paulo: Editora Ática, 1999, p.33.)