Questão
Simulado USP - FUVEST
2022
1ª Fase
Dados-sistema-Deter106ca418f69
Dados do sistema Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados hoje mostram que, entre agosto de 2019 e julho de 2020, houve um aumento de 34,5% nos alertas de desmatamento em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, foram 9205 quilômetros quadrados desmatados, o equivalente a 1.100.000 campos de futebol. O mês de julho de 2020 registrou 1654 quilômetros quadrados desmatados. 

Dados divulgados pelo Inpe apontam aumento do desmatamento na Amazônia entre 2019 e 2020. Greenpeace. 07/08/2020. Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/dados divulgados-pelo-inpe-apontam-aumento-do-desmatamento-na-amazonia-entre-2019-e-2020/ Acesso em: 03/05/2021.

Sobre os impactos do desmatamento no solo amazônico, é correto afirmar:
A
O solo da floresta amazônica é em geral bastante arenoso. Possui uma fina camada de nutrientes que se forma a partir da decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Essa camada é rica em húmus, matéria orgânica muito importante para algumas espécies de plantas da região. Com o desmatamento, o solo fica exposto às intempéries do clima, ocasionando o processo de desertificação.  
 
B
Em geral, os solos da floresta amazônica caracterizam-se pela predominância dos latossolos e pela sua acentuada acidez. Com o desmatamento, os fragmentos dos solos de elevada acidez são depositados nos cursos d’agua da bacia amazônica, potencializando o assoreamento e a mortandade de peixes.  
 
C
Na região amazônica, o solo é fértil. Por isso, esses campos são normalmente procurados para desenvolvimento de atividades agrícolas. Em áreas de planalto, os solos são também avermelhados, mas não possuem a fertilidade da terra roxa. A expansão das fronteiras agrícolas tem aumentado o desmatamento, porém os impactos são relativamente baixos devido à introdução de práticas agroflorestais.  
 
D
O solo amazônico caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, por vezes apresenta odor característico. O desmatamento provocado pela intensa ocupação urbana e a falta de saneamento básico têm aumentado os índices de contaminação e o consequente aumento de doenças.  
 
E
O solo da Amazônia é definido, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos, como raso a profundo. É rico em minérios, mas pobre em matéria orgânica, em razão das características do clima, da hidrografia e da vegetação da região. As texturas são arenosas e argilosas. O desmatamento tem ocasionado a formação de voçorocas, impedindo o desenvolvimento agropecuário.