Darwin, em seus postulados, abordou uma variedade da seleção natural: a seleção sexual. A partir de então, várias espécies foram reconhecidas por apresentarem mecanismos de seleção sexual. A respeito da seleção sexual e de seus exemplos, assinale o que for correto.
01) A seleção sexual está relacionada com a adaptação de um organismo às suas necessidades de obter um parceiro, garantindo sua reprodução. Assim, a seleção sexual atua sobre características fenotípicas que aumentam as chances de conseguir acesso a parceiros sexuais ou sucesso no acasalamento e na fecundação.
02) A plumagem diferenciada entre os sexos em determinadas espécies de aves constitui um exemplo de característica sob seleção sexual. Nesse caso, usualmente, os machos têm plumagem mais colorida e vistosa em comparação às fêmeas, e se exibem para elas em um elaborado ritual. Machos com as melhores plumagens teriam maior sucesso na obtenção de fêmeas para o acasalamento.
04) Em determinadas espécies, o combate entre os machos na disputa pela fêmea não pode ser considerado um exemplo de seleção sexual. Nesse caso, só os mais fortes sobrevivem e deixam descendentes, sendo esse um exemplo clássico de lamarckismo.
08) Os casos de mimetismo são bons exemplos de seleção sexual. Por exemplo, uma espécie de borboleta palatável aos pássaros que se assemelha a uma espécie de borboleta não palatável sempre terá mais sucesso na obtenção de parceiras não palatáveis.
16) A seleção sexual não admite custos para a característica diferenciada, além de não proporcionar a busca por um melhor conjunto genético aos descendentes. Por exemplo, a plumagem maior e mais colorida de um determinado macho de pavão jamais pode ser indicativa de uma boa genética desse exemplar, uma vez que sua manutenção não envolve custos energéticos.