Questão
Simulado ENEM
2020
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Declaraca-Direitos116428d8565
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 trazia, no seu artigo 1º, o princípio segundo o qual “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”. Mas a história revolucionária mostrou que essa fórmula clássica do liberalismo político foi capaz de gerar, de imediato, posturas contraditórias entre os diferentes atores históricos do período, que interpretavam os termos liberdade e igualdade à luz de suas próprias aspirações e interesses.

(Laurent Azevedo Marques de Saes. A Société des Amis des Noirs e o movimento antiescravista sob a Revolução Francesa (1788-1802). Tese (Doutorado em História Social) – FFLCH, USP. 2013. Adaptado)

Com base no texto e em seus conhecimentos acerca do assunto, marque a alternativa correta:
A
um dos pensadores iluministas de maior destaque foi J. J. Rousseau, o qual, dentre outros temas, teceu severas críticas à propriedade privada como fundamento da desigualdade, fato que conferiu um caráter socialista à Revolução Francesa.
B
do ponto de vista político, a Revolução Francesa fracassou, pois o regime monárquico foi restaurado no momento seguinte.
C
a lógica mercantilista que orientou a economia francesa desde o século XVII, impediu que a política externa do país se comprometesse com o fim da escravidão durante os processos revolucionários da virada do século XVIII para o XIX.
D
a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, votada pela Assembleia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, estimulava os povos a se revoltarem contra seus governos para acabar com as desigualdades sociais.
E
os princípios de liberdade e da igualdade não encontravam fronteiras ou limites na condição da França como potência colonial, a ponto de os valores universais também serem difundidos em suas colônias para acabar imediatamente com a escravidão.