Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2004
Fase Única
Dedalo-construiu3090082c227
“Dédalo construiu o labirinto para Minos mas, depois, caiu no desagrado do rei e foi aprisionado em uma torre. Conseguiu fugir da prisão, mas não podia sair da ilha por mar, pois o rei mantinha severa vigilância sobre todos os barcos que partiam e não permitia que nenhuma embarcação zarpasse antes de rigorosamente revistada.

‘Minos pode vigiar a terra e o mar, mas não o ar’ – disse Dédalo. ‘Tentarei esse caminho’.

Pôs-se, então, a fabricar asas para ele próprio e seu jovem filho, Ícaro. [...] Prendeu as penas maiores com fios e as menores com cera e deu ao conjunto uma curvatura delicada, como as asas das aves.[...]

‘Ícaro, meu filho’ – disse, quando tudo ficou pronto para o vôo -, ‘recomendo-te que voes a uma altura moderada, pois, se voares muito baixo, a umidade emperrará tuas asas, e, se voares muito alto, o calor as derreterá. Conserva-te perto de mim e estarás em segurança’.

[...] quando o rapazinho, exultante com o vôo, começou a abandonar a direção do companheiro e a elevar-se para alcançar o céu, a proximidade do ardente sol amoleceu a cera que prendia as penas e estas se desprenderam. O jovem agitava os braços, mas já não havia penas para sustentá-lo no ar. Lançando gritos dirigidos ao pai, mergulhou nas águas azuis do mar que, de então para diante, recebeu o seu nome.

‘Ícaro, Ícaro, onde estás?’ – gritou o pai.[...]

Afinal, viu as penas flutuando na água e, amargamente, lamentando a própria arte, enterrou o corpo e denominou a região Içaria, em memória ao filho.

Dédalo chegou são e salvo à Sicília, onde ergueu um templo a Apolo, lá depositando as asas, que ofereceu ao deus.”

BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1965.

De acordo com o texto sobre a mitologia grega, seus conhecimentos e considerando a cera uma mistura de substâncias, é correto afirmar que
A
o episódio – ambientado no contexto do período Clássico da Grécia – narra a queda de Ícaro e está relacionado com a ação do Sol, que aqueceu a cera das asas do filho de Dédalo, provocando o amolecimento desse material por uma vaporização.
B
pela narrativa, percebe-se intensa atividade marítima no local, reforçada pelo fato de ser ele uma ilha; assim, Dédalo e Ícaro optaram por uma fuga aérea, mas este morreu em virtude da queda provocada pelo desprendimento das asas presas com cera, que, quando aquecida, sofreu uma fusão cristalina com “ponto de fusão” bem definido.
C
ambos os personagens, devido à autoridade absoluta do rei Minos, fugiram da ilha usando asas presas com cera – que, ao ser aquecida, entrou em ebulição rapidamente –, porém Ícaro se aproximou do Sol, suas asas se desprenderam, provocando a queda e conseqüentemente sua morte.
D
o jovem personagem morreu ao fugir da Ilha devido à queda provocada pelo derretimento da cera nas asas, processo de fusão pastosa sem um ponto específico de temperatura e pressão para que se efetive a mudança de fase.
E
após a morte de Ícaro, provocada pela queda decorrente do derretimento de suas asas presas com cera – a qual sofreu o processo de sublimação –, Dédalo, ao chegar à Sicília, agradeceu ao deus Apolo por ter sobrevivido, o que comprova o politeísmo grego.
F
I.R.