Questão
Simulado Medicina
2021
Fase Única
Deduz-marxismo-que879493a3bc
Deduz-se do marxismo que todas as instituições sociais e políticas formam uma superestrutura, tendo por base de sustentação uma infraestrutura econômica. Essa infraestrutura é determinante, em última análise, de tudo quanto se passa em cima, sendo a função econômica decisiva, bem que não seja exclusiva, no influxo exercido sobre as instituições integrantes da chamada superestrutura social. (BONAVIDES, p 55)

Esse trecho do professor Paulo Bonavides, apreende um ponto essencial do pensamento histórico materialista dialético de Karl Marx. Dentre as alternativas abaixo, identifique a que expressa a melhor interpretação.
A
Segundo o marxismo, a relações sociais materiais da vida em sociedade determinam o que as pessoas pensam, de modo que as instituições são mero reflexo do mundo econômico.
B
A visão marxista da história, embora perceba que a ideologia é um elemento importante na composição das instituições sociais, renega-as para o segundo plano da análise já que é a luta de classes o motor da história. 
C
Karl Marx, bem como seu parceiro intelectual F. Engels, sugerem que as instituições exercem uma coerção social sobre a vida em sociedade, de modo que a relação estrutural entre superestrutura e infraestrutura econômica é dominada por uma força exterior à essa dinâmica propriamente estrutural. 
D
ao usar a metáfora entre a superestrutura, ou seja, as forças produtivas, e a infraestrutura, ou seja, o campo das ideologia, o marxismo aponta para o vínculo identitário entre economia e política, ou seja, o núcleo da disputa de interesses na sociedade capitalista. 
E
Marx e Engels, ao categorizarem as noções de infraestrutura e de superestrutura, sistematizam uma forma de entender a reprodução da vida em sociedade, sendo que, embora as bases econômicas, em geral, determinam as relações sociais e, portanto, muitas das ideias que circulam na sociedade, não há um determinismo como um fim, pois as ideias também geram mudanças materiais.