Questão
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP
2017
Fase Única
Dentre-todas1108a5da7ff
Dentre todas as aplicações da óptica geométrica, a que mais se destaca pelo seu uso no cotidiano é o estudo das lentes esféricas, seja em sofisticados equipamentos de pesquisa astronômica, ou em câmeras digitais comuns, seja em lentes de óculos ou lupas. As lentes podem ter uma grande variedade de formas. Uma lente é normalmente um sistema óptico constituído por dois ou mais dioptros, um dos quais, pelo menos, é curvo. As superfícies não planas têm os respectivos centros de curvatura sobre um eixo comum. São quase sempre esféricas e frequentemente revestidas de filmes dielétricos, que permitem controlar a sua transmissão.

Com base nos conhecimentos sobre Óptica Geométrica, é correto afirmar:
A
Distância focal é a medida da distância entre os focos principais de uma lente.
B
O cristalino é uma lente plano-convexa natural do olho humano, cuja função é auxiliar na focalização da imagem sobre a retina.
C
Tanto lentes de bordas finas quanto de bordas espessas podem ser convergentes, dependendo do seu índice de refração em relação ao do meio externo.
D
As lentes mais espessas no eixo do que na borda são chamadas de lentes côncavas ou convergentes e são responsáveis pelo aumento da convergência do feixe incidente.
E
Quando se faz incidir um feixe colimado em uma lente convergente ou divergente, o ponto para o qual o feixe converge ou do qual ele parece divergir é o centro de curvatura da lente.