Deram-lhes ali de comer: pão e peixe cozido, confeitos, fartéis*, mel e figos passados. Não quiseram comer quase nada daquilo; e, se alguma coisa provaram, logo a lançaram fora. Trouxeram-lhes vinho numa taça; mal lhe puseram a boca; não gostaram nada, nem quiseram mais. Trouxeram-lhes a água em uma albarrada. Não beberam. Mal a tomaram na boca, que lavaram, e logo a lançaram fora.
Viu um deles umas contas de rosário, brancas; acenou que lhas dessem, folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço. Depois tirou-as e enrolou-as no braço e acenava para a terra e de novo para as contas e para o colar do Capitão, como dizendo que dariam ouro por aquilo.
Isto tomávamos nós assim por assim o desejarmos.
CAMINHA, Pero Vaz de. Carta de Achamento a el-rei D. Manuel. Fonte: Domínio Público. Disponível em: https://tinyurl.com/zr8ddzsk. Acesso em: 16 mar. 2021.
*Fartel = bolo composto de açúcar e amêndoa, envolto em capa de farinha (dicionário Aulete).
À época das Grandes Navegações, era comum que nobres fossem enviados às novas terras descobertas, futuras colônias, a fim de relatarem o que viram para os monarcas. A carta de Pero Vaz de Caminha é um exemplo dessa literatura de informação, manifestando o ponto de vista português ao