Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2023
Fase Única
Desde-seculo-XIX2840dfe2dfd
Discursiva
Desde o século XIX a explicação dos norte-americanos para seu “sucesso” diante dos vizinhos da América hispânica e portuguesa foi clara: havia um “destino manifesto”, uma vocação dada por deus a eles, um caminho claro de êxito em função de ser um “povo escolhido”. 

KARNAL, L. et. al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007. p. 23.

Sobre o texto acima e a história estadunidense, é correto afirmar que:

01. na segunda metade do século XVIII, a adoção de políticas liberais pela realeza britânica estimulou o fim do colonialismo mercantilista inglês e garantiu um pacífico processo de independência para os Estados Unidos, em 1776.

02. a Constituição dos Estados Unidos da América, aprovada em 1787, estabeleceu um regime republicano presidencial e federalista, sem negar o direito dos estados-membros da União de terem constituições próprias.

04. o processo de colonização das treze colônias britânicas na América do Norte se distinguiu da colonização realizada pelos países ibéricos em diversos aspectos, especialmente pela adoção exclusiva do trabalho livre assalariado.

08. o “destino manifesto” trazia uma ideia de superioridade do povo norte-americano, que se traduziu na ação de expansão territorial, por meio da compra de territórios, como nos casos da Louisiana e da Florida, e por guerra, com a incorporação de grandes áreas de domínio mexicano, como Califórnia, Novo México e Arizona.

16. no início do século XIX, os princípios de democracia e liberdade, preconizados pelo “destino manifesto”, foram materializados na promulgação de leis de integração dos povos indígenas à sociedade civil estadunidense.

32. a guerra civil estadunidense (1861-1865), conhecida como “Guerra de Secessão”, colocou em lados opostos estados do Norte e do Sul do país. Entre as principais motivações para o conflito estavam as divergências entre abolicionistas e escravistas.