Questão
Universidade São Francisco - USF
2017
Fase Única
Dez-competidores232ef9938c0
Discursiva
Dez competidores escolhidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) foram os primeiros a carregar nos Jogos a bandeira dos Atletas Olímpicos Refugiados. Nascidos em países como Síria, Sudão do Sul, Etiópia e República Democrática do Congo, eles estrearam a presença nas competições de uma delegação formada por vítimas de conflitos. Assim como os refugiados, a equipe dos Atletas Olímpicos Independentes é outra a estar no evento sem existir no mapa. As duas únicas delegações que não representam nações com territórios delimitados têm, juntas, 19 competidores. O time dos refugiados foi uma iniciativa tomada pelo COI em março após o começo da crise migratória. A entidade recebeu 43 pedidos de inscrições de atletas. Todos eles passaram a receber assistência, mas somente dez foram contemplados com a vaga olímpica. A escolha se deu pela análise individual do potencial competitivo e da situação dos refugiados. A lista final tem cinco corredores do Sudão do Sul, dois nadadores da Síria, um maratonista da Etiópia e dois judocas da República Democrática do Congo.

Disponível em: <http://www.correiodopovo.com.br/Rio2016/2016/7/593772/Paises-independentes-e-refugiados-terao-equipes-na- Olimpiada>. Acesso em: 15/09/2016, às 16h (fins pedagógicos – adaptado).

A reportagem retrata a situação de atletas de quatro países que participaram das Olimpíadas sob a bandeira independente. Esses atletas são nativos de países que, atualmente, encontram-se em conflito. Em relação ao conflito na Síria,

a) em qual continente esse país se localiza?

b) aponte uma causa do conflito nesse país.

c) cite uma consequência desse conflito em nível mundial.