Dia 20 de julho, você embarca em um avião às 5h da manhã na Coreia com destino aos Estados Unidos sobrevoando o Oceano Pacífico. Você chegará ao seu destino às 23h do dia 19 de julho! Hein? Aham, você chegará no dia anterior! É claro que isso acontece apenas por questões de definição humana e não tem nada a ver com voltar no tempo realmente. O que aconteceu é que o avião cruzou a Linha Internacional da Data (LID)! Mas como ela foi estipulada e para quê?
Disponível em: http://www.expedicaovida.com.br/voltando-no-tempo-atraves-da-linha- internacional-da-data/. Acesso em: 12 jun. 2019. Com base no texto acima sobre a LID, analise as assertivas a seguir:
I) A situação hipotética descrita no texto está relacionada com o fato de que o deslocamento do avião foi feito na direção oeste-leste, que é o mesmo do movimento de rotação da Terra.
II) A referida linha é também chamada de “Antimeridiano”, porque está localizada a 180° de latitude do Meridiano de Greenwich, que é o marco oficial para se estabelecer as horas em todo o planeta.
III) Do ponto de vista geométrico, se trata de um semicírculo, que inicia em um polo terrestre e termina em outro, diferentemente dos paralelos, que circundam toda a extensão da Terra, a exemplo da Linha do Equador.
IV) Sua extensão é alterada ao longo do Oceano Pacífico, devido à presença de pequenos países ali presentes, cujos territórios são respeitados pela mesma, evitando que tenham dois dias no calendário ao mesmo tempo.
Estão corretas,