Diferentes elementos químicos são de ocorrência natural. Cada elemento químico é caracterizado por seu número de prótons. Eventualmente, ocorrem átomos de um mesmo elemento com número distinto de nêutrons, que são denominados isótopos. Um átomo eletricamente neutro apresenta o número de prótons igual ao número de elétrons. Na figura a seguir, é ilustrado um diálogo hipotético entre átomos de elementos químicos distintos, envolvendo conceitos relacionados ao número de partículas subatômicas.


A partir dessas informações, responda aos itens a seguir.
a) Com base nessa ilustração e na definição dos termos isóbaro e isótono, determine o número de massa, de nêutrons e de prótons para o átomo representado pela letra W.
b) A distribuição eletrônica em subníveis de energia dos átomos X e Y (ambos eletricamente neutros) está apresentada a seguir.
Átomo X: 1s²2s²2p⁶3s²3p⁶
Átomo Y: 1s²2s²2p⁶3s²3p⁶4s¹
Com base nessa distribuição eletrônica, identifique o número de elétrons valência de cada um dos átomos e indique, justificando, qual deles corresponde a um átomo de gás nobre, que, portanto, não faz ligações químicas para formar moléculas ou íons.