Questão
Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS
2015
2ª Fase
Disponivel-http-www91fbaf505c

Disponível em: http://www.sobiologia.com.br. Acesso em: 30 de julho de 2014. 
 
É fato que a respiração ocorre dia e noite, sem parar. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais de alguns poucos minutos. Na respiração, ocorrem dois tipos de movimento: a inspiração e a expiração de ar. Na inspiração, o ar atmosférico penetra pelo nariz e chega aos pulmões; na expiração, o ar presente nos pulmões é eliminado para o ambiente externo. A lei de Boyle está diretamente ligada à explicação do processo respiratório, pois, 
A
na etapa da inalação, o diafragma se contrai deixando o volume do pulmão maior. Como o produto PV (pressão x volume) deve ser constante, a pressão interna do pulmão diminui com esse aumento de volume. Como a pressão atmosférica é maior, o ar entra no pulmão até equalizar as pressões. O processo inverso ocorre na exalação. 
B
na etapa da inalação, o diafragma se expande deixando o volume do pulmão menor. Como o produto PV (pressão x volume) deve ser constante, a pressão interna do pulmão diminui com esse aumento de volume. Como a pressão atmosférica é maior, o ar entra no pulmão até equalizar as pressões. O processo inverso ocorre na exalação. 
C
na etapa da inalação, o diafragma se expande deixando o volume do pulmão maior. Como o produto PV (pressão x volume) deve ser constante, a pressão interna do pulmão aumenta com esse aumento de volume. Como a pressão atmosférica é maior, o ar entra no pulmão até equalizar as pressões. O processo inverso ocorre na exalação. 
D
na etapa da inalação, o diafragma se expande deixando o volume do pulmão maior. Como o produto PV (pressão x volume) deve ser constante, a pressão interna do pulmão diminui com esse aumento de volume. Como a pressão atmosférica é maior, o ar entra no pulmão até equalizar as pressões. O processo inverso ocorre na exalação. 
E
na etapa da inalação, o diafragma se expande deixando o volume do pulmão maior. Como o produto PV (pressão x volume) deve ser constante, a pressão interna do pulmão diminui com esse aumento de volume. Como a pressão atmosférica é menor, o ar entra no pulmão até equalizar as pressões. O processo inverso ocorre na exalação.