Questão
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP
2019
1ª Fase
Divisa-Internacional64031c5d45
A Divisão Internacional do Trabalho, DIT, corresponde a uma especialização das atividades econômicas em caráter de produção, comercialização, exportação e importação entre distintos países do mundo.

Antes de esse processo vigorar no mundo, mais precisamente na década de 50 do século XX, os bens manufaturados eram oriundos restritamente dos países industrializados, como Estados Unidos, Canadá, Japão e de nações europeias.

Os países subdesenvolvidos tinham a incumbência de gerar matéria-prima com a finalidade de fornecê-la aos países industrializados.

Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br>. Acesso em: abr. 2019. Adaptado.

Com relação à posição ocupada historicamente pelo Brasil na DIT, é correto afirmar:
A
No período colonial, a produção era, na sua totalidade, absorvida pela metrópole portuguesa, impedindo o consumo local e a exportação para outros países. 
B
Durante o período monárquico, a economia brasileira beneficiou-se com a importação de equipamentos de fábricas norte-americanas e europeias com os quais instalou seu processo de industrialização.
C
Até o fim da República Velha (1890 a 1930), a economia brasileira esteve, em grande parte, especializada na produção de gêneros agrícolas para exportação.
D
Na Era Vargas, o Brasil passou a ocupar a categoria de país plenamente industrializado, libertando-se da dependência dos mercados dos países desenvolvidos.
E
As restrições à urbanização nos anos de 1960 a 1980 tiveram como efeito imediato a recondução do Brasil à categoria de país subalterno no contexto internacional.