Questão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
2013
Fase Única
Dom-Pedro-I-tornou588940acc8
Dom Pedro I tornou-se o primeiro monarca após a independência Brasil em relação a Portugal. Contudo, seu governo, que deveria ser vitalício, durou menos de uma década (1822-1831), devido a diversos problemas que culminaram em sua abdicação, no dia 7 de abril de 1831. Sobre as causas do fim do reinado de Pedro I, assinale a alternativa verdadeira.
A
A Guerra do Paraguai impôs grandes gastos aos cofres brasileiros, fazendo com que o exército, que saiu derrotado do conflito, pressionasse o Imperador a desistir do trono.
B
A balança comercial negativa e o aumento da dívida externa, em virtude de vultosos empréstimos contraídos junto à França, fragilizaram a imagem política de Pedro I.
C
As elites políticas cobravam uma posição mais autoritária por parte do monarca, que se mostrava pouco hábil na condução do nascente país.
D
O autoritarismo de D. Pedro I, que governou alguns anos sem recorrer ao Legislativo, descontentava a elite agrária e os grupos urbanos das principais capitais do Império.
E
Várias revoltas populares ocorreram em diversas províncias do Império, nas quais era exigida a abdicação de Pedro I. A mais longa revolta foi a Farroupilha, no Rio Grande do Sul.