Questão
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2017
Fase Única
Durante-Governo6299c55068
Durante o Governo de Prudente de Moraes (1894-1898), aconteceu a revolta que seria denominada Guerra de Canudos (1896-1897), um grande conflito que envolveu a população sertaneja do Nordeste, sobretudo da Bahia. Suas principais causas estão ligadas à injusta situação fundiária do país e ao total abandono em que se encontravam as populações mais humildes. 
 
Sobre a Guerra de Canudos assinale a alternativa CORRETA: 
A
A comunidade livre e mística de Belo Monte, liderada por Antônio Conselheiro, era vista como uma ameaça pelos poderosos, e não tardou para que o Governo da Bahia resolvesse acabar com o “mau exemplo”. 
B
Em 1896, Antônio Conselheiro fundou a comunidade de Vasa Barris, no sertão da Bahia, e ali acolheu os condenados à miséria material e criou o “banditismo social”, sob a forma de cangaço. 
C
O “banditismo social”, sob a forma de cangaço, foi a estratégia utilizada pela população de Canudos para enfrentar a injustiça social promovida pelas elites absenteístas do sertão nordestino.  
D
A comunidade de Canudos foi destruída, na segunda expedição do Exército, composta por 500 soldados, munidos de metralhadoras e canhões, sob o comando do major Febrônio de Brito, em janeiro de 1897. 
E
Antônio Conselheiro convocou gente de todo o Nordeste para fazer frente às tropas do Governo Federal, mas o esforço foi em vão, pois quando chegou a Belo Monte, o Conselheiro já estava decapitado.