Durante uma aula de Física, um grupo de estudantes realizou um experimento de calorimetria em que colocaram 200 g de água, a 80 °C, em um recipiente de alumínio isolado termicamente e com capacidade térmica de 20 cal/°C. Dentro do recipiente, eles mergulharam um bloco de ferro de 100 g a 20 °C. Após atingir o equilíbrio térmico, eles mediram a temperatura final do sistema. O professor realizou, então, uma dinâmica em que cada aluno devia fazer uma afirmação sobre o experimento realizado e o assunto estudado. Essas afirmações seriam analisadas pelos colegas e julgadas como estando certas ou erradas. A seguir são mostradas as afirmações de quatro alunos da turma.
Amélia: A lei zero da termodinâmica estabelece que dois corpos em equilíbrio térmico com um terceiro corpo estão em equilíbrio térmico entre si. Portanto, a temperatura final do sistema é igual para a água, o alumínio e o ferro.
Bárbara: A primeira lei da termodinâmica afirma que a variação da energia interna de um sistema pode ser determinada pela diferença entre a quantidade de calor e o trabalho trocados com o meio. Como o recipiente é isolado termicamente e não houve troca de trabalho com o meio, não houve variação da energia interna e a soma das quantidades de calor trocadas entre os corpos é nula.
Carla: As variações de temperatura sofridas pelos corpos do experimento são inversamente proporcionais aos seus respectivos calores específicos sensíveis.
Douglas: A capacidade térmica é uma grandeza que corresponde à quantidade de calor necessária para fazer variar em 1 ºC, a temperatura de 1 g de cada uma das substâncias envolvidas no experimento.
Das afirmativas acima, estão CORRETAS: