(SOMATÓRIA)
01) A revolução sexual e o movimento feminista ganharam força, especialmente nos Estados Unidos em meados da década de 1960. As mulheres passaram a exigir o direito sobre o próprio corpo e a própria sexualidade.
02) A conjuntura de mudanças oportunizou o movimento pelo direito ao voto para as mulheres. Esse movimento ocorreu na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e na França, países que aprovaram esse direito.
04) Nos Estados Unidos, intelectuais e poetas passaram a negar o chamado american way of life, criticando os valores que consideravam característicos dos estadunidenses, como o individualismo, o consumismo, a cultura de massa.
08) Grande número de jovens aderiu ao movimento hippie. Esse movimento contestava a sociedade vigente com suas roupas largas e coloridas e cabelos compridos. Sob o lema Paz e Amor, defendiam o amor livre, rejeitando o casamento monogâmico tradicional.
16) O auge desse movimento ocorreu em 1968, quando jovens e trabalhadores nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina protestaram contra guerras, contra regimes que consideravam ditatoriais, contra condições de trabalho desfavoráveis aos trabalhadores.