Durante a metamorfose que ocorre no ciclo de vida de sapos, rãs e pererecas, o girino substitui a cauda, que é o seu órgão propulsor no meio aquático, pelas patas, para locomoção no meio terrestre. Em relação à cauda que não é visível no adulto, assinale a afirmativa CORRETA.
Questão
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
2010
Fase Única
Durante-metamorfose49be077072
A
As células da cauda do girino sofrem autólise por ruptura dos lisosomos, provocando a digestão das células e do material extracelular.
B
A cauda do girino sofre uma pequena atrofia, mas continua íntegra, como parte da coluna vertebral do indivíduo metamorfoseado que é bem maior.
C
As células da cauda do girino sofrem ação dos ribossomos que transformam as proteínas em aminoácidos que serão reaproveitados na formação das patas.
D
A cauda do girino sofre autotomia (quebra voluntária), que é um meio de escapar dos seus predadores, fenômeno também presente nas lagartixas.
E
As células da cauda do girino sofrem digestão extracelular heterotrófica, causada pelos peroxissomos que formam vesículas enzimáticas, pois o animal não se alimenta durante a metamorfose.