Questão
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2019
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Durante-todo-seculo2008e7df8fd
“Durante todo o século XVIII, o trabalho do escravo africano foi a principal força nessa atividade mineradora e a compra desses escravos pelos mineiros levou em consideração seu saber técnico nos assuntos de mineração e pequena fundição, notadamente os da Costa da Mina. (...). A ampla difusão do conhecimento escravo em complemento á experiência luso-reinol com o aprimoramento das técnicas extrativas favoreceu o desenvolvimento da economia da capitania mineira como maior produtora de diamantes e ouro na centúria de 1700”. 

(FERREIRA, Rodrigo de Almeida. Técnicos de trabalho nos serviços diamantíferos e sociabilidade na demarcação diamantina. Anais da VI Jornada Setecentista. Curitiba, 2005, p. 538. v.1. In: BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História das cavernas ao terceiro milênio 2. São Paulo: Moderna, 2016. p. 77.) 

A riqueza produzida pelo trabalho dos africanos escravizados foi fundamental para a formação do Brasil colonial e pós-colonial. Sobre a economia aurífera colonial, é CORRETO afirmar que: 

A
se caracterizava pelo uso extensivo de terras e utilização em larga escala da mão de obra negra escrava e indígena. 
B
foi utilizada em larga escala a mão de obra de livres nascidos no Brasil e imigrantes portugueses. 
C
 a utilização do meio de transporte ferroviário foi essencial para o escoamento da produção de ouro e diamantes. 
D
oi utilizada em larga escala a mão de obra negra escrava da África Ocidental e África Central, alimentada pelo crescimento do tráfico desde fins do século XVII. 
E
a economia aurífera decaiu, graças à crise na produção desse período, em decorrência da falta de aprimoramento dos trabalhadores escravizados acerca das técnicas extrativas.